Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, inova na coleta da principal matéria prima para o Projeto Luzes do Cerrado.

| VICTOR CURRALES


Os locais de coleta chamam a atenção e estimulam a participação coletiva no projeto - Foto: Victor Currales

A prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e turismo (SECDET), lançou recentemente, uma ação que visa reforçar o comprometimento do município na utilização das garrafas pet como matéria-prima como forma de reciclagem, sensibilização ambiental e ao  mesmo tempo ajudar na ornamentação natalina das praças e avenidas de São Gabriel do Oeste, através do envolvimento mútuo de toda a população, combinando material reciclável, mão-de-obra e criatividade, transformando lixo em arte e acima de tudo desenvolvendo uma ação de cidadania.

O locais de arrecação de garrafas pet, se incorporam de forma harmônica na paisagem urbana da cidade - Foto: Victor Currales

Segundo o secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Alexandre Pierezan, tradicionalmente as escolas e entidades fazem durante o ano todo essas arrecadação e coleta de garrafas, porém com a pandemia a quantidade das coletas caiu muito em função das aulas presenciais estarem suspensas.

“Sem as aulas presenciais nas escolas e entidades assistenciais a quantidade de garrafas para utilização na confecção dos enfeites diminuiu muito e pensamos então nesta forma de arrecadação. Instalamos 5 réplicas gigante em forma de garrafa pet que serão utilizados como pontos de arrecadação ou descarte de garrafas como forma alternativa, como também, é um incentivo às crianças e a população em geral, para o problema de resíduos sólidos que são descartados nos lixos domésticos e que podem ser reaproveitados”, explicou Alexandre Pierezan a nossa reportagem.

A coordenadora das artesãs do Projeto Luzes do Cerrado, acompanhou a retirada das primeiras garrafas coletadas na Praça da Matriz - Foto: Victor Currales

Para a coordenadora das artesãs do Projeto Luzes do Cerrado, Sandra Conceição Silva, a inovação deste ano pela Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo na forma de coleta das garrafas foi muito positiva pois em poucos dias da instalação das garrafas, observamos que eles tiveram muito boa aceitação que já estamos recolhendo as primeiras cargas de garrafas.

“Pedimos então que a população nos ajude, com o recolhimento de garrafas e deixem em um dos locais que estão disponibilizados na cidade para que possamos continuar a fabricar as peças que amamos fazer para enfeitar o nosso natal”, explicou Sandra.

Locais

As réplicas das garrafas para coleta, estão instaladas nos seguintes locais: 2 na Praça da Matriz, 1 na Cohab IV, Na Praça do Fênix e na Avenida Getúlio Vargas na pista de caminhada e segundo informações, outras serão instaladas pela Secretaria.   

Objetivos Específicos

- Despertar na comunidade a importância da reciclagem das garrafas PET, para preservação do meio Ambiente.

- Transformar material que consequentemente polui o meio ambiente, em peças de decorações Natalinas.

- Desenvolver a criatividade da comunidade, num processo interativo.

- Envolver escolas e entidades educacionais, desenvolvendo palestras, oficinas sobre reciclagem e estabelecendo parcerias para coletar o material necessário para realização do projeto, através de trabalhos de sensibilização junto às escolas e a comunidade em geral.

- Estimular o sentimento natalino, promovendo o embelezamento da cidade visando à questão turística.

- Estabelecer parceria com o comércio local, para decoração das ruas comerciais.

- Criar um projeto decorativo bonito, que possa atrair visitantes para o município, durante os meses de dezembro e janeiro.

- Demonstrar aos visitantes que normalmente estão presentes nessa época de final de ano uma preocupação com o meio ambiente e também com o aspecto visual do município.

- Envolver toda a comunidade de forma integrada na elaboração do projeto, ao mesmo tempo, incentivando o respeito pelo ambiente em que vive.

Luzes do Cerrado 

O Luzes do Cerrado - o Natal Iluminado de São Gabriel do Oeste nasceu em 2007 como um produto fomentador do turismo municipal, com o enfoque na preservação ambiental, na sustentabilidade e na economia criativa.

Através do mesmo, a cidade conquistou a valorização da sua cultura, bem como a participação comunitária durante todo o evento, diminuindo significativamente a evasão da população, que hoje lota o espaço cultural, exibindo a gratuidade da pertença e amor pela cidade, e mobiliza entidades e estudantes do município na coleta das garrafas pet, que são posteriormente transformados, por uma equipe de artesãos em peças da decoração de natal, que transforma a cidade no maior centro de visitação da região durante as festividades natalina.

Fonte/Fotos: Victor Currales 


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: victorcurrales@gmail.com

Telefone: (67) 9.9887-3066