São Gabriel do Oeste inicia aulas presenciais do curso de Língua Brasileira de Sinais

| VICTOR CURRALES


O prefeito Jeferson Tomazoni(centro), o vice-prefeito, Valdecir Malacarne (esquerda), e o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Rocha (segundo da esquerda p/direita), paticiparam da aula inaugural - Foto: Arquivo municipa.

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, através do Departamento de Formação Continuada e Permanente, de início às aulas presenciais do curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O projeto visa a capacitação de servidores públicos e trabalhadores da sociedade em geral.

Serão quatro turmas capacitadas – duas no período noturno, uma no matutino e outra no período vespertino – totalizando 105 alunos. Entre os inscritos estão os servidores que trabalham nas escolas do município e CMEIS, além de funcionários de empresas da cidade. O objetivo do curso é garantir uma maior acessibilidade pelo público com deficiência auditiva aos serviços oferecidos, tanto pelo município, quanto pelas empresas e comércios locais.

As aulas estavam previstas para o mês de junho, mas foram adiadas em decorrência das medidas sanitárias adotadas para conter o avanço da Covid-19. As aulas inaugurais contaram com a presença do prefeito Jeferson Tomazoni, do vice-prefeito, Valdecir Malacarne, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Rocha.

O prefeito reforçou a importância da continuidade do projeto intitulado Mãos que falam. “Pela segurança dos alunos e para atender ao Decreto Estadual, adiamos o início das aulas, mas sempre com a certeza da importância de colocar em prática este projeto. Além de garantir acessibilidade, estamos buscando a garantia de direitos para todos os moradores da cidade. Melhorar a comunicação para essa comunidade é melhorar também o acesso ao mercado de trabalho e ao convívio social”, explicou.

Com duração de três meses, as aulas serão ministradas pelas professoras e intérpretes da cidade: Cristina de Medeiros Bin, Keity Maiara Rodrigues da Silva e Natália de Souza Santos Barbosa.

De acordo com a diretora do Departamento de Formação Continuada, Lourdes Bresolin Pitchenin, a avaliação da disciplina se dará através da observação sistemática em sala de aula, da participação nas atividades, interesse, assiduidade e colaboração nas aulas, bem como a fluência e clareza na exposição em Libras. Será disponibilizado certificado.

Turma do período vespertino - Foto: Arquivo municipal

Fonte: Assessoria de comunicação da PMSGO


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: [email protected]

Telefone: (67) 9.9887-3066