Igreja Batista de São Gabriel do Oeste, inaugura a Associação Restaurar

A Igreja Batista contra o vício - Conheça A Associação Restaurar, o projeto da Igreja Batista para ajudar dependentes químicos e seus familiares.

| VICTOR CURRALES


Nova sede da Associação Restaurar em São Gabriel do Oeste-MS - Foto: Victor Currales

Pessoas em situação de vulnerabilidade que passaram ou estão passando por reabilitação e tratamento de dependência química terão um novo espaço de atendimento em São Gabriel do Oeste.

A Associação Restaurar é uma entidade que atualmente realiza projetos sociais com apoio da Secretaria de Assistência Social e CREAS, atendendo famílias e indivíduos do município que se encontram em situação de risco pessoal e/ou social por conta do uso de substâncias psicoativas.

O local proporciona aos indivíduos um atendimento profissional, auxílio no tratamento em comunidades terapêuticas, acompanhamento e ressocialização após a habilitação, estendendo o atendimento ao dependente e família.

Segundo o Pastor José Alessandro Fiorentin da PIB-Primeira Igreja Batista de São Gabriel do Oeste, a Associação Restaurar é fruto do Ministério Celebrando a Recuperação e o sonho e desejo da ampliação do local de atendimento até a construção da sede própria, hoje inaugurada, foi fruto de muita oração, trabalho e doações.

A inauguração dessa sede é muito importante para a execução dos projetos já desenvolvidos pela Associação e outros que terão início ainda este ano. Localizado no coração de vários bairros da cidade, e será um local para atendimento das necessidades das famílias da região.

“Estamos muitos felizes por isso e gratos a Deus porque foi muito trabalho, vários mutirões com pessoas que colaboram conosco na construção desde o levantar tijolos, construção de calçadas, enfim tudo que aqui hoje estamos inaugurando é fruto de muito trabalho e doação, de muito trabalho e aporte financeiro. E o maior desafio da associação agora é desenvolver esse trabalho de consagração e de dar princípios e valores para a comunidade e família”, explicou o Pastor José Alessandro Fioretin.  

Pastor José Alessandor Fiorentin (Esquerda), da Primeira Igreja Batista de São Gabriel do Oeste - Foto: Victor Currales

Para o Coordenador da Associação Restaurar, Elias Pereira dos Santos, desde 2017, mais de 80 pessoas já foram internadas em comunidades terapêuticas com acompanhamentos das famílias delas e isso têm sido um desafio muito grande durante o processo de recuperação eu tem várias fases e precisam desse apoio.

Segundo ele, a inauguração é a realização de um sonho. Ter a sede própria traz o sentimento de poder servir melhor a sociedade e o poder público na luta pela garantia de direitos.

Estamos avançando como entidade e temos a grata satisfação de contar com pessoas que dão apoio, acreditam e participam das nossas ações, sem eles não seria possível chegarmos aqui.

Somos imensamente gratos pelo apoio da gestão do Prefeito Jeferson, a Câmara de Vereadores e a Secretaria de Assistência Social na pessoa da Rosane Moccelin.

“Fazemos parte hoje com muito orgulho da rede Socioassistencial do município e agradecemos as outras entidades que nos acolheu e estamos crescendo junto e as responsabilidades estão aumentando, temos aí o Criança Feliz, que permitem a expansão de nossos olhares com a confiança da Secretária Municipal de Assistência Social, Rosane Moccelin”, pontuou Elias Pereira, que emocionado, aproveitou o momento para enaltecer os ensinamentos da área que teve de Soraia Chrun da Silva, falecida há poucos dias e que foi uma servidora referência na rede Socioassistencial do município.

O Coordenador da Associação Restaurar (Esquerda), Elias Pereira dos Santos, comandou a cerimônia de inauguração - Foto: Victor Currales

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Rocha, é motivo de grande satisfação participar dessa inauguração, pois desde os primeiros momentos em que a mesma foi idealizada, lembrou que participou diretamente de todas as etapas até a presente.

“A construção desta obra, com mão de obra voluntária, participação de pastores de outros municípios e irmãos da igreja e foi gratificante ter testemunhado e presenciado esses momentos de doação. Fica então os meus agradecimentos especiais todos e hoje participando como presidente da Câmara de Vereadores a realização e materialização de um sonho”. Destacou Fernando Rocha.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Rocha (Centro), rememorou todos os momentos e trajetória da construção da nova sede - Foto: Victor Currales

Já o prefeito Jeferson Tomazoni, agradeceu a oportunidade de estar presente nessa inauguração, destacando a confiança que a administração tem pelas entidades do terceiro setor, que é fundamental para que as coisas como essa aconteçam no município.

Para ele, esses resultados não é fruto desta ou da gestão anterior e sim, uma construção de longos anos e sobretudo da Assistência Social que tem tido um direcionamento e orientações tem feito isso corretamente.

“Marcar a vida das pessoas de forma positiva é o grande desafio que temos, temos que melhorar a cada dia. Ao sermos instigados nós, executivo e legislativo estamos sempre andando a frente criando politicas novas, atendendo demandas principalmente no setor do acolhimento social temos tudo a nosso favor. Não fazemos nada no escuro, nós fazemos confiando nas entidades pois sabemos que o retorno é garantido”, ressaltou o prefeito Jeferson Tomazoni.

O Prefeito Jeferson Tomazoni (Centro), destacou a confiança e respeito que a administração tem pelas entidades do terceiro setor - Foto: Victor Currales

Projetos da Associação Restaurar

1- Atendimento direcionado à Família de Dependentes Químicos. 

Atende 40 Famílias em situação de risco por conta da drogadicão, com apoio e orientação em grupos e individual, auxílio para internação em Comunidade Terapêutica, encaminhamentos para rede de atendimento.

2- Programa Criança Feliz.

Atende 150 crianças de 0 a 6 anos de famílias inseridas no CADUNICO.

A Equipe é formada por 5 visitadoras e uma supervisora, que trabalha juntamente com a equipe do PAIF no CRAS.

Elas atendem as famílias em suas residências, com atividades voltadas para as crianças juntamente com seus cuidadores, com o foco no desenvolvimento e fortalecimento de vínculos.   

A Associação Restaurar mantém convênio com a Prefeitura de São Gabriel do Oeste.

Presenças

Participaram do evento além do prefeito Jeferson Tomazoni e do Presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Rocha, o vice-prefeito Valdecir Malacarne, os Secretários Municipais, Rosane Moccelin, Alexandre Pierezan, o Vereador Edson Tozzeto Baggio, a Presidente do SAAE, Rose Pires, Coordenadores e Servidores Municipais, Os Pastores Wesley Fernandes, José Alessandro Fiorentin e Viviane Kleemann Fiorentin, empresários e Representantes de Entidades sociais do município.



Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: [email protected]

Telefone: (67) 9.9887-3066