Mato Grosso do Sul tem 557 internados nesta terça; número é o menor desde fevereiro

Estado confirma 581 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

| VICTOR CURRALES


Autoridades em saúde alertam para que cuidados com higiene permaneçam rigorosos - Foto: Arquivo / Correio do Estado

Existem 557 pessoas hospitalizadas nesta terça-feira (27) em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O número é o menor registrado desde 25 de fevereiro deste ano, quando havia 571 internados em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, segundo números contabilizados pela SES.

Dentre os hospitalizados nesta terça, 255 estão em leitos clínicos (195 público; 60 privado) e 302 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (232 público; 70 privado).

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, celebra a queda no número de internações e casos confirmados. 

“A doença começa a ter um decréscimo significativo em Mato Grosso do Sul, e isso não é para baixar a guarda”.

A taxa de contágio está em 0,87 e a de letalidade em 2,5. A média móvel de casos é de 609,7 e a de mortes 22,9.

Existem 35 doentes à espera de um leito hoje. Na Central de Regulação da Capital, 29 enfermos aguardam por uma vaga, sendo todos de Campo Grande.

Na Central de Regulação do Estado (CORE) aguardam 6 pacientes. Não há doentes em fila de espera na Central de Regulação de Dourados.

Mato Grosso do Sul totaliza 8.870 óbitos e 353.161 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo 18 mortes e 581 confirmações de ontem (26) para hoje (27).

As cidades que apresentaram mortes nas últimas 24 horas são Campo Grande, Dourados, Anastácio, Bataguassu, Corumbá, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Três Lagoas.

Em um dia, Campo Grande registra 220 novos casos; Dourados 49; Chapadão do Sul 40; Costa Rica 32; Três Lagoas 21; Ponta Porã 19; Nova Alvorada do Sul 18; Coxim 16; Naviraí 12; Maracaju 10; entre outros municípios.
Vacinômetro
O vacinômetro disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulga em tempo real a situação do processo de imunização em cada município do Estado.

Mato Grosso do Sul é o estado que mais vacina com a segunda dose no país, de acordo com dados das secretarias de Estado de saúde das 27 unidades federativas.

Segundo números da plataforma, 2.227.409 doses foram aplicadas no Estado desde 18 de janeiro de 2021, início da campanha de imunização.

Com isso, 55,97% da população sul-mato-grossense está vacinada e 31,49% imunizada.

Em Campo Grande, já foram aplicadas 431.807 doses da primeira aplicação e 302.424 da segunda ou dose única.

Com isso, 47,66% da população campo-grandense está vacinada e 33,38% imunizada. 

Os dados são do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU). Confira aqui o calendário atualizado de imunização na Capital. 

Sintomas da Covid-19
É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:

Febre
Tosse seca
Perda do olfato
Perda do paladar
Falta de ar
Dificuldade para respirar
Dor ou pressão do peito
Recomendações
A Secretaria de Estado de Saúde afirma que o isolamento social, o uso de máscara e álcool gel e a higienização das mãos com água e sabão são medidas imprescindíveis para conter a propagação do novo coronavírus.

Pessoas que apresentarem febre, tosse seca ou dor de garganta devem permanecer em isolamento por 14 dias e procurar uma unidade básica de saúde mais próxima.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, pede para que os sul-mato-grossenses usem máscara e mantenham a higienização das mãos.

 

Fonte: Naiara Camargo


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: victorcurrales@gmail.com

Telefone: (67) 9.9887-3066