Acisga vai cadastrar empresa, entregadores e funcionários para trabalhar durante o lock-down

| VICTOR CURRALES


Foto: Divulgação

O Comitê de Contingência ao Novo Coronavírus de São Gabriel do Oeste-MS, reuniu-se novamente nesta quarta-feira (22), para deliberar sobre novas medidas preventivas a serem adotadas na cidade em mais um final de semana.

Durante a reunião, os membros deliberaram pela manutenção do período de lock-down, tendo em vista os números de ocupação de leitos hospitalares em São Gabriel do Oeste e na capital (94%), responsável por atender a macrorregião.

No entanto, foram feitas algumas modificações em relação ao decreto anterior. A Acisga-Associação Empresarial de São Gabriel do Oeste, defendeu a liberação dos serviços de Delivery para o comércio do ramo de gastronomia, mediante cadastro das empresas do ramo que será apresentada ao Comitê pela Associação.

O comitê aprovou, esses atendimentos poderão ser feitos até a meia-noite do sábado e no domingo. Outros estabelecimentos comerciais considerados não essenciais, incluindo os supermercados deverão permanecer fechados após as 13h00 do sábado (25/07) até as 05h00 da segunda-feira (27/07).

Delivery

Uma das alternativas que a Acisga encontrou para que os empresários possam manter os negócios funcionando, foi defender a manutenção desse serviço durante o período do lock-down, que segundo a entidade e seus diretores, ajuda nas medidas de restrição à circulação de pessoas nas vias públicas, já que com essa flexibilização pode fazer com que as pessoas peçam mais comida em casa.

Cadastramento de funcionário e entregadores

Por entender que o período de lock-down, traz regras mais rígidas de distanciamento social e a retração na economia, a intervenção da Acisga busca manter o mercado de trabalho ativo evitando demissões ou paralização de atividades econômicas no município, estimulando então a utilização do serviço delivery, movimentando outra engrenagem da economia como o dos moto-entregadores, além de estimular o aumento de pedidos de comida por meio de aplicativos e de delivery.

Para que o serviço seja de qualidade e com um necessário controle por parte dos órgãos de fiscalização municipal, será feito a partir de amanhã (23/07 até o fim do expediente do dia 24/07), o cadastramento dos entregadores e funcionários pelas empresas que irão estar disponibilizando esse serviço.

O prefeito Jeferson Tomazoni, solicitou que as empresas ao se cadastrarem, cadastrem também os seus funcionários e entregador para que eles durante as entrega, no percurso de casa até o local de trabalho ou no retorno, possam ser devidamente identificados se necessário, com um cartão que será confeccionado pela Acisga.

Segundo o executivo da Acisga, Luiz Melo, é necessário levar documento de identidade e sobretudo a CNH para requerer o cartão de Autorização.  

Números

O objetivo é controlar o avanço da covid-19 no município, que até o fechamento desta matéria, o município de São Gabriel do Oeste registrava mais de 390 casos da doença.

No último final de semana durante o período de lock-down, a cidade atingiu 74,3% de isolamento social.

O resultado do balanço da fiscalização aponta que foram realizadas 70 abordagens a veículos, 7 autos de infração e 4 denúncias de comércios trabalhando irregularmente, além de várias vistorias de aglomerações em residências.

 

 

Fonte: Victor Currales


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: victorcurrales@gmail.com

Telefone: (67) 9.9887-3066