Chipa ou pão de queijo? Independente da sua escolha, dois dos pratos típicos do Paraguai e do Brasil são comemorados no mês de agosto

Iguarias feitas com queijo e polvilho estão presentes na vida dos sul-mato-grossenses

| VICTOR CURRALES


Pão de queijo - Foto: Sato Comunicação

Com algumas semelhanças e modos de preparo distintos, a chipa e o pão de queijo são macios por dentro, dourados e crocantes por fora. De receitas tradicionais centenárias feitas a base de queijo e polvilho a apresentação é a característica que mais difere os pratos. Enquanto o pão de queijo é boleado e servido como um pãozinho, a chipa pode ter outras apresentações. No Paraguai, o formato mais comum é o de argola; em nosso país, foi abrasileirado e é mais vista no formato “ferradura”. Outra diferença marcante está no fato do pão de queijo ser escaldado durante o seu preparo (a técnica de escaldo consiste em incorporar líquido quente sobre a mistura) e a chipa não.

As duas iguarias surgiram por volta do século 18 e receitas e gostos à parte, ambas são muito apreciadas e têm a sua importância reconhecida. O pão de queijo possui uma data fixa em que é celebrado em todo o Brasil, 17 de agosto. Já a chipa foi declarada patrimônio cultural imaterial dos paraguaios somente em 2015 e desde então se celebra o “Día Nacional de la Chipa” no país vizinho a cada segunda sexta-feira do mês de agosto. Segundo estimativas, calcula-se que cerca de 300 mil paraguaios e descendentes diretos morem em Mato Grosso do Sul. Com isso, podemos celebrar juntos com o país hermano o Dia da Chipa.

A nutricionista do Fort Atacadista em Mato Grosso do Sul, Cibele Câmara, selecionou duas receitas, uma de cada iguaria, para quem quiser fazer o seu prato favorito ou experimentar o que não conhece.

Pão de Queijo

Ingredientes

    500g de polvilho azedo
    500g de polvilho doce
    150ml de leite
    150ml de água
    150ml de óleo
    20g de sal
    30g de manteiga
    400g de queijo minas curado
    5 ovos
Modo de Preparo

Aqueça todos os líquidos em uma panela e reserve. Misture os dois tipos de polvilho. Agregue na mistura de polvilho o líquido quente para escaldar e fazer uma massa homogênea. Finalize adicionando o queijo à massa. Faça pequenas bolinhas. Asse a massa de 190º a 200° por aproximadamente 25 minutos.

Chipa

Ingredientes

1 prato fundo de polvilho doce
a mesma medida de queijo meia cura ralado
sal à gosto
4 colheres de sopa de óleo
2 colheres sopa de margarina ou manteiga
4 ovos
leite ou nata até dar o ponto de enrolar
Modo de preparo

Coloque o polvilho e o queijo numa vasilha, misture bem e em seguida, adicione o óleo, a margarina ou manteiga, o sal, os ovos e misture com as mãos.
Adicione aos poucos o leite ou a nata até dar o ponto de enrolar. Misture bem.
Fazer porções em formato de ferraduras, com cerca de 30 g cada uma.
Coloque a massa da chipa em formas untadas e leve ao forno previamente aquecido, a mais ou menos 200ºC, deixe assar por cerca de 20 minutos ou até dourar.
Para aqueles que não têm aptidão para cozinhar ou preferem a praticidade, o Fort Atacadista oferece aos clientes uma ampla linha de congelados, inclusive a chipa e pão de queijo. Os produtos congelados, os ingredientes das receitas e diversas ofertas podem ser conferidas de modo virtual, pelo site www.fortatacadista.com.br/ofertas.

Chipa - Foto: Sato Comunicação

Fonte: Sato Comunicação


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: [email protected]

Telefone: (67) 9.9887-3066