Sindicato Rural e SENAR realizaram curso de produtos artesanais e embutidos de carne suína

Objetivo do curso foi transformar carne suína em embutidos e defumados por meio de técnicas artesanais para consumo familiar e pequenos empreendimentos

| VICTOR CURRALES


A produção de presunto de carne suína, foi um dos produtos que os alunos aprenderam a fazer no curso - Foto: Victor Currales

O Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste-MS, que é presidido pelo produtor rural Vilson Brusamarelo, por intermédio de uma parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), promoveu no período de 31 de agosto a 03 de setembro, um curso de Produção Artesanal de Embutidos e Defumados de Suínos, com a duração de 32 horas aula e exigindo como pré-requisito que os interessados tivessem idade mínima de 18 anos e que fossem já alfabetizados.

O curso Produtos Artesanal e Embutidos de Suínos foi ministrado pelo instrutor do SENAR/MS, Rogério Franceschini, aconteceu na sede administrativa do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste e teve 7 participantes.

Segundo informações do instrutor do curso, o principal objetivo foi transformar carne suína em embutidos e defumados por meios de técnicas artesanais para consumo familiar, onde os participantes aprenderam cada etapa do procedimento para produzir uma carne saborosa e de qualidade como os cortes adequados, composição da carcaça, preparo do local, instalações, higiene, processamento das linguiças, desossa, aproveitamento de cortes comercial, processamento e produção de bacon, pernil, costela, lombo, copa lombo e defumação.

Thiago Holsback, aluno do curso, disse à reportagem que pretende implantar o que aprendeu na aula com a produção de novas peças a partir da carne suína.

“O curso em si foi excelente e o instrutor foi muito atencioso nos ensinando passo a passo no processamento da carne suína. Aprendemos como preparar a carne suína, as composições de um tempero que faça ela durar mais tempo na geladeira sem precisar ir no congelador, a defumação, como produzir linguiças de qualidade, que irei inserir no mix de produtos do meu negócio de carnes assados, afirmou Thiago.

De acordo com Vilson Brusamarelo, presidente do Sindicato Rural a entidade tem a parceria com o SENAR-MS há muito tempo e sempre buscando novos treinamentos de capacitação.

“Sem dúvida o grande beneficiado com esta parceria duradoura é o micro empreendedorismo, que se desenvolve neste município com maior profissionalismo e tudo isso ainda auxilia no fortalecimento da economia local”, concluiu o presidente do Sindicato Rural.


Fonte/Fotos: Victor Currales


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: victorcurrales@gmail.com

Telefone: (67) 9.9887-3066