Tempestades em MS: Araras Perdem Ninhos e Filhotes Resgatados Após Chuvas Fortes

As tempestades que atingiram Campo Grande entre setembro e novembro de 2025 causaram mais do que prejuízos à população, afetando também diversas araras que perderam seus abrigos devido à queda de árvores.

De acordo com o Instituto Arara Azul, 21 filhotes de araras-canindé sofreram impactos diretos. Desses, sete ovos foram perdidos, seis filhotes morreram e outros seis foram levados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

O instituto informou que pelo menos 15 ninhos de araras-canindé e maracanãs-de-cara-amarela foram destruídos. Nove araras sobreviventes receberam cuidados de especialistas e foram realocadas em ninhos artificiais ou tiveram seus ninhos recuperados.

O Instituto Arara Azul destacou a importância da ajuda da população no resgate dos animais, enfatizando que o trabalho de manejo tem sucesso devido aos avisos da população sobre ocorrências com as araras.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os primeiros dias de novembro registraram mais de 70% da média histórica de chuva para o mês, com mais de 4 temporais e ventos de até 45km/h.

Você também pode gostar