Tereza Cristina participa do Conacarne em BH

A pecuária brasileira é hoje uma referência para o mundo em qualidade, melhoramento genético, tecnologia e sustentabilidade“, disse a senadora.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) participou nesta quinta-feira, 18/09, em Belo Horizonte (MG) da abertura do Congresso Nacional da Carne (Conacarne). O evento é promovido pelo Sistema CNA/Senar e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e vai ate amanhã, sexta-feira, 19/09.

O encontro da cadeia da carne bovina do país reúne produtores, técnicos, indústria, especialistas e formadores de opinião para debater tendências de consumo da carne bovina no mundo, qualidade e padrões, o futuro do mercado do boi, tecnologias de produção, entre outros temas.

No primeiro dia, o evento contará com quatro painéis de debates. Já no segundo dia serão dois painéis e uma palestra de encerramento sobre cortes especiais.

A senadora disse, em sua fala inicial, que a pecuária brasileira é hoje uma referência para o mundo em qualidade, melhoramento genético, tecnologia e sustentabilidade. Tereza destacou ainda que o Conacarne ocorre num momento desafiador, pós-tarifaço. O presidente do Estados Unidos, Donald Trump, determinou tarifas de 10% e depois de mais 50% sobre a pauta de exportação brasileira.

As tarifas para a carne bovina brasileira chegam neste momento, segundo informado à senadora, a 76%. Os Estados Unidos eram o segundo maior mercado para um tipo de carne bovina produzida no Brasil, destinada sobretudo à produção de hamburguer. “A nova conjuntura no comércio internacional continua a nos preocupar, mas já vemos, por outro lado, a resiliência do setor nesse momento de transição”, afirmou a senadora.

“Estamos vendo a nossa carne bovina, de alta qualidade, ampliando vendas para a China e o México, sem deixar de lutar para se manter, com toda sua qualidade, no mercado norte-americano. E acreditamos que, em breve, acontecerão novas acomodações”, avaliou. “Esse é um dos temas que deverá ser analisado aqui”, acrescentou a Tereza Cristina, que desejou um ótimo debate a todos.

Ela lembrou ainda que a pecuária brasileira conquistou o status de livre de aftosa sem vacinação – e tem de manter sempre suas boas práticas sanitárias. “Nós ainda precisamos atingir mercados como o Japão, como a Coreia do Sul, e outros mercados que pagam bem. Esses mercados são a nossa meta”, frisou.

“No ano que vem, estaremos falando novamente de carne, porque o Brasil vai continuar sendo o maior exportador do mundo, mas também o maior exportador de qualidade nas proteínas e, principalmente, na carne bovina”, analisou.

Além da senadora, participaram da abertura do Conacarne os presidentes da CNA, João Martins, da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, além do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

Com informações da CNA

Você também pode gostar

Comentários

Adicione o seu